Kit DesenvolvimentoTexas Instruments Stellaris LaunchPad ARM Cortex M4F

· Sem categoria

A Texas Instruments (TI) sempre com soluções para ajudar os desenvolvedores, o ultimo lançamento foi um kit de desenvolvimento de baixo custo onde é comercializado pelos míseros  $ 4,99 (quatro dólares e noventa e nove cents)  $ 12.99 (doze dólares e noventa e nove cents) diretamente na TI Store onde o frete e impostos são cortesia da TI. Adquiri duas peças, quantidade máxima por pessoa (a nova quantidade máxima passou para 10 peças), diretamente no site e foram entregues com sucesso pela FEDEX, conforme figura abaixo:

Duas LaunchPad Stellaris

Rastreamento FEDEX

O Kit de Desenvolvimento LaunchPad Stellaris LM4F120 (EK-LM4F120XL) é um plataforma de baixo custo para arquitetura ARM Cortex-M4F licenciada para a Texas Instruments. O kit é baseado no microcontrolador TI LM4F120H5QR com interface USB 2.0 com chave seletora para o conector micro USB device ou debug.

Microcontrolador e terminais de acesso aos pinos do microcontrolador

Detalhe da chave seletora e portas USB

 A EK-LM4F120XL possui um segundo LM4F120H5QR responsável pelo funcionamento do Onboard Stellaris In-Circuit Debug Interface (ICDI).

Onboard Stellaris® In-Circuit Debug Interface (ICDI)

Assim como na LaunchPad MSP430 a Stellaris possui terminais por onde podemos conectar nossas expansões, batizadas pela TI de BoosterPack. A LaunchPad Stellaris possui 40 pinos, no qual 20 deles são pino a pino compatíveis com a LaunchPad MSP430 com um diferencial de possuir também terminais na parte inferior da placa, podendo assim ter um BoosterPack na parte superior e outro na parte inferior. A TI mantem um repositório de BoosterPack’s para ajudar no desenvolvimento de soluções, são desde tela LCD de 3.5″, passando por soluções ZigBee, Bluetooth, matrix de LED, entre outros.

Terminais superiores da LaunchPad Stellaris

Terminais inferiores da LaunchPad Stellaris

Como já não bastasse um ICDI e conexão para expansão de BoosterPack’s a TI ainda acrescentou dois brindes, dois switch e um LED RGB.

LED RGB

Botões SW1 e SW2

O microcontrolador vem de fabrica com uma aplicação RGB onde o led varia o espectro de cores, caso pressione os botões SW1 e SW2 por 3 segundos o microcontrolador entra em modo de hibernação, para sair pressione novamente o SW2. A TI mantem uma pagina com informações especificas para a Stellarris: http://www.ti.com/stellaris-launchpad.

Para aqueles que ainda sua Stellaris ainda não chegou fiz um pequeno vídeo do funcionamento do RGB.

Agora é só comprar a Stellaris e boa diversão!!!

Thalis Antunes.

4 Comentários

Comments RSS
  1. Felipe Martins

    Muito legal, Thalis! Estou aguardando ansiosamente a chegada das minhas placas.

  2. Camilo de Lellis Barreto Júnior

    Bom dia Felipe, comprei um também e chegou essa semana. Estou um pouco perdido pois não sei qual IDE para programar eu utilizo, queria saber de um que posso seguir os tutoriais da TI. E a pinagem da placa, pois no arduino é definidos como Pinos digitais/PWM e analógicos.
    Obrigado

  3. Lucas Souza

    Comprei uma e me surpreendi com a velocidade de entrega. Queria saber se tem uma biblioteca para utilização de servos ou tem que ser feito tudo na unha mesmo.

Deixar um comentário